Telefone
113159-3618
Whatsapp
1198990-5985
E-mail
secretaria.mdalloglio@gmail.com
São Paulo - SP
Rua Barata Ribeiro, 398

Hiperplasia Prostática Benigna

A hiperplasia prostática benigna é um dos problemas mais frequentes e preocupantes da vida do homem. É causa de obstrução uretral ao esvaziamento da bexiga que habitualmente relaciona-se com o aumento da idade, gerando muitas dúvidas e aflições, principalmente porque pode comprometer aspectos urinários e sexuais.

A grande maioria dos pacientes que fazem acompanhamento urológico de rotina, poderão ser submetidos a exame de PSA sanguíneo, ultrassonografia do aparelho urinário e toque digital da próstata em consultas de rotina.

Sintomas

Quando os sintomas de dificuldade miccional começam a incomodar e trazer restrições a qualidade de vida, é necessário tratamento medicamentoso que apresenta ótimos resultados na maioria dos homens. Os sintomas urinários mais preocupantes são o esforço para urinar e a sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, pois são indicadores de tratamento.

Contudo, nas situações em que a medicação oral não surtir efeito, poderá surgir complicações clínicas como infecções urinárias de repetição, sangramento urinário, formação de pedras na bexiga devido esvaziamento vesical incompleto, retenção urinária ou situações mais graves com prejuízo do funcionamento dos rins, que poderá levar a insuficiência renal. Quando estes sintomas trouxerem riscos à saúde e também prejuízos à qualidade de vida, o tratamento cirúrgico minimamente invasivo é recomendável.

Diagnóstico

Ao realizar o exame de toque digital o Urologista já tem uma análise preliminar que posteriormente, com a realização de exames complementares de imagem ( ultrassonografia , ressonância magnética ou tomografia), exames de sangue ( uréia, creatinina, PSA) e exame de urina, confirmarão o diagnóstico.

Tratamento

Aproximadamente 10% dos homens precisarão se submeter a uma cirurgia endoscópica via uretral devido crescimento benigno da próstata. A cirurgia minimamente invasiva costuma trazer resolução definitiva após período breve de internação hospitalar com ótimos resultados na recuperação da função miccional e retorno à vida normal. Dentro das opções cirúrgicas minimamente invasivas mais utilizadas atualmente, o laser e a ressecção com bisturi bipolar tem sido utilizado com muita segurança e eficiência pela via trans uretral, evitando incisões. Tratamento endovascular, com embolização das artérias prostáticas provocando redução do tamanho da próstata também poderá realizado com sucesso em casos bem selecionados.

Vaporização da Próstata com Laser

Quando a hiperplasia prostática benigna impede ou prejudica o fluxo de urina, podemos realizar a vaporização foto seletiva da próstata com laser, que é um tratamento altamente eficaz e de ótima tolerância por ser realizado pela via transuretral com baixíssimo risco de sangramento mesmo em pacientes que usam medicação anticoagulante. Outra vantagem muito importante é a alta precoce, com retirada da sonda em menos de 24 hs.

Tópicos Importantes na Hiperplasia Prostática Benigna

  • A HPB ocorre em 50% dos homens entre 51 e 60 anos de idade e mais de 90% dos homens acima de 80 anos.
  • A cirurgia para HPB será necessária em menos de 10% dos homens.
  • Quando o crescimento da próstata é ignorado, podem acontecer outros problemas de saúde, tais como piora do funcionamento da bexiga ou dos rins, infecções urinárias e prostatites recorrentes, além de formação de pedra na bexiga.
  • Os fatores de risco para HPB são alterações hormonais, idade, história familiar, obesidade e estilo de vida sedentário.
  • Os sinais clínicos da HPB são urgência para urinar, gotejamento pós miccional, incontinência urinária, aumento da frequência urinária, dor ao urinar.