Telefone
113159-3618
Whatsapp
1198990-5985
E-mail
secretaria.mdalloglio@gmail.com
São Paulo - SP
Rua Barata Ribeiro, 398

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é uma doença muito frequente, que pode ser descoberto no homem a partir dos 40 anos. Muitas vezes será apenas observado e monitorado pois os homens poderão apresentar um pequeno foco de carcinoma em sua próstata, destinado a nunca se tornar clinicamente significante. Recebe atenção de médicos, pesquisadores, governos e da saúde pública em todo mundo porque pode atingir um em cada oito homens durante a vida.


 

Sintomas

O câncer inicial na próstata pode não apresentar sintomas urinários ou sexuais. Por outro lado, à medida que ocorre progressão local do câncer, poderá surgir dificuldade miccional ou sexual e em casos mais avançados, presença de dores ósseas devido surgimento de metástases.

Diagnóstico

Apesar dos exames de PSA no sangue e toque retal poder indicar maior suspeita da doença, o diagnóstico definitivo só poderá ser confirmado pela biópsia da próstata.

Exame de Ressonância Nuclear Magnética multiparamétrica (RNM mp) da próstata tem sido muito útil para auxiliar na detecção do câncer e na indicação da biópsia ou rebiópsia em pacientes com PSA persistentemente elevado. O exame de Pet CT com PSMA é utilizado para detecção de metástases, principalmente em pacientes que passam a apresentar elevação do PSA, fenômeno chamado de recidiva bioquímica após ter sido tratado com radioterapia ou cirurgia.

Atualmente a análise de características genéticas e celulares estão tornando possível distinguir um câncer agressivo que precisará de tratamento específico, de outro, mais indolente que poderá apenas ser acompanhado. Em aproximadamente 30% dos homens poderá ser adotada a indicação de vigilância ativa, ou seja, acompanhamento monitorado da próstata, apenas com realização de exames periódicos. Por outro lado, devemos avaliar com segurança e tratar os potenciais tumores de comportamento agressivo que pode ocorrer em 70% dos pacientes para evitar sofrimentos e salvar vidas.

Tratamento do Câncer Localizado

Quando o câncer de próstata apresentar indícios de comportamento biológico mais agressivo ele poderá ser tratado através de cirurgia minimamente invasiva sendo a cirurgia robótica, mais largamente empregada pela grande eficiência em curar o câncer e com baixa probabilidade de sequelas urinária e sexual. Outros tratamentos disponíveis compreendem a radioterapia externa, braquiterapia (aplicação de sementes radioativas no interior da próstata) ou eventualmente a crioterapia ( congelamento) e o Hifu (ultrassom focalizado de alta intensidade) que são tratamentos menos utilizados. Mais recentemente, surgiram avanços visando realizar o tratamento “focal” do câncer de próstata, assim chamado porque trata especificamente o nódulo tumoral principal ou dominante, dentro da glândula, preservando desta maneira toda parte sadia da próstata, reduzindo significativamente os riscos de disfunção sexual e incontinência urinária.


 

Tratamento do Câncer Avançado

Os tumores descobertos em estágios avançados poderão ser tratados com diferentes estratégias de medicamentos que bloqueiam a produção de testosterona e impedem o crescimento do câncer de próstata e suas metástases. Mesmo na presença de metástases ósseas (locais mais comuns) ou viscerais (pulmões, fígado) dispomos de medicações que proporcionam bloqueio do câncer, impedindo seu crescimento, e permitindo que o homem mantenha sua rotina de vida normal. Naqueles homens em que o câncer ficou resistente a castração, ou seja, resistente ao tratamento hormonal, novas drogas orais de última geração estão disponíveis e proporcionam ótimas respostas no controle da doença. Estas novas drogas orais, abiraterona e enzalutamida, atuam nos receptores androgênicos sem a necessidade de medicações injetáveis e quimioterapia de uso hospitalar.

Mais de 90% dos homens com câncer de próstata resistente à castração, ou seja, que apresentou elevação do PSA apesar do tratamento hormonal, apresentam metástases ósseas provocando importantes limitações físicas, com ocorrência de fraturas ósseas, dores e piora da qualidade de vida. Dr Marcos Dall'Oglio possui experiência no tratamento desses pacientes, pois participou de um importante estudo multicêntrico Internacional publicado em uma das mais renomadas revistas científicas do mundo (New England Journal of Medicine) com o medicamento “Rádio 223” no tratamento do câncer de próstata com metástases ósseas dolorosas. Este novo tratamento que foi introduzido recentemente no Brasil, permitiu aos homens importantes benefícios contra a doença, como melhora da dor e redução do risco de fraturas ósseas, queda significativa do PSA e aumento da expectativa de vida destes indivíduos.

Tópicos Importantes em Câncer de Próstata

    • É o câncer mais comum no homem, sendo que um em cada oito poderá receber este diagnóstico durante a vida.
    • Em estágios iniciais o Câncer de próstata não produz sintomas. O PSA (antígeno prostático especifico) é o exame sanguíneo mais importante, junto do toque digital, mas o câncer de próstata somente poderá ser diagnosticado através da biópsia.
    • A idade é um importante fator de risco para o câncer de próstata, a maior incidência ocorre entre os 50 e 70 anos de vida. A história familiar também proporciona aumento do risco, principalmente se ocorreu em parentes de primeiro grau.
    • O risco eleva-se em duas vezes (um parente), cinco vezes (dois parentes) e dez vezes (três parentes). Importante lembrar que a carga genética só adiciona 30% de risco.
    • Ressonância Nuclear Magnética multi paramétrica da próstata tem sido muito útil para auxiliar na indicação da biópsia ou rebiópsia em pacientes com PSA persistentemente elevado.
    • O exame de Pet CT com PSMA é utilizado para detecção de metástases principalmente em pacientes que passam a apresentar elevação do PSA após o tratamento.
    • A grande maioria dos Médicos concorda que se você acha que tem um coração saudável, precisa saber se sua próstata também é saudável, pois apresentam fatores de risco semelhantes. Portanto, hábitos relacionados com atividades físicas fazem bem à próstata e ao coração.
    • O contato dos raios solares com a pele estimula a produção de vitamina D que também é um fator protetor contra o câncer de próstata.
    • Dieta equilibrada é um dos caminhos para deixar a próstata saudável, com ingestão de vegetais crucíferos (brócolis, couve, couve-flor, repolho, agrião, rúcula, rabanete, nabo), grãos e derivados da soja, licopeno (tomate) e alimentos que contenham ômega 3 (salmão).

Vídeos da cirurgia de prostatectomia robótica: