Telefone
113159-3618
Whatsapp
1198990-5985
E-mail
secretaria.mdalloglio@gmail.com
São Paulo - SP
Rua Barata Ribeiro, 398

Tudo sobre o diagnóstico do câncer de próstata

 

O câncer de próstata não provoca sintomas quando está no início, por isto a importância da consulta anual com seu urologista! Geralmente, a primeira manifestação da doença é pela elevação dos níveis sanguíneos do PSA ou a identificação de nódulo ao exame de toque da próstata. É exatamente nesta fase inicial que temos as maiores chances de cura definitiva, sendo a cirurgia robótica a principal abordagem cirúrgica.

O diagnóstico do tumor só é confirmado pela biópsia da próstata. O exame de Ressonância Nuclear Magnética multiparamétrica (RNM mp) tem sido muito útil para auxiliar na detecção do câncer e na indicação da biópsia ou rebiópsia em pacientes com PSA persistentemente elevado.

Atualmente a análise de características genéticas e celulares possibilita distinguir um câncer agressivo, que precisará de tratamento específico, dos casos mais simples, que poderão ser apenas acompanhados. Em aproximadamente 30% dos homens poderá ser adotada a indicação de vigilância ativa, ou seja, monitoramento da próstata com realização de exames periódicos. Por outro lado, devemos avaliar com segurança e tratar os potenciais tumores de comportamento agressivo que podem ocorrer em 70% dos pacientes para evitar sofrimentos e salvar vidas.