Telefone
113159-3618
Whatsapp
1198990-5985
E-mail
secretaria.mdalloglio@gmail.com
São Paulo - SP
Rua Barata Ribeiro, 398

Tudo sobre a Hiperplasia Prostática Benigna

 

A Hiperplasia Prostática Benigna, ou HPB, afeta a maioria dos homens à medida que envelhecem, sendo o aumento não canceroso da próstata - glândula do tamanho de uma noz localizada na saída da bexiga. O crescimento excessivo pode pressionar a uretra, e deslocar a bexiga causando problemas urinários: dificuldade em começar a urinar, jato fraco ou interrompido, necessidade frequente de urinar à noite, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e gotejamento pós-micção.
✅A causa exata da HPB é desconhecida, mas o envelhecimento e os hormônios, como o di-hidrotestosterona (DHT), influenciam o seu surgimento. Fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar de HPB, obesidade, sedentarismo, diabetes e doenças cardíacas. O diagnóstico é feito pela história clínica e o toque digital, sendo complementado com exames de imagem. Em alguns casos, a biópsia da próstata é necessária para descartar a presença de câncer.
⏺O tratamento varia de acordo com a gravidade dos sintomas, sendo medicamentoso na maioria das vezes e cirúrgico quando os sintomas persistem.
🔝A robótica tem conquistado muito espaço nas próstatas muito volumosas
(acima de 80 gramas) por oferecer enos chance de sequelas como incontinência urinária e disfunção erétil.