1198990-5985
secretaria.mdalloglio@gmail.com
São Paulo - SP
Rua Barata Ribeiro, 398

Cirurgia urológica de alta complexibilidade

Com mais de 20 anos de experiência no tratamento de doenças malignas em estágios mais avançados, existem determinadas situações em que as cirurgias tornam-se mais desafiadoras.

• Nefrectomia radical com excisão de trombo tumoral na veia cava.
        Como indicado no vídeo, esta classificação compreende quatro tipos diferentes de abordagem, desde a mais simples até a mais elaborada, quando é necessária retirada do trombo que invade o coração.

• Ressecção de tumores de rim intraparenquimatosos.
      Nestas situações, os tumores estão alojados em local mais profundo do rim sendo muitas vezes indicada a remoção completa do órgão. Antigamente utilizava-se a cirurgia convencional aberta para remoção do nódulo tumoral, atualmente, realizamos a cirurgia pela via robótica auxiliada pela ultrassonografia transoperatória sem a necessidade de grandes incisões. A grande vantagem é de preservar o funcionamento do rim saudável através de técnica minimamente invasiva.

• Exenteração Pélvica anterior e posterior.
  • Nestes casos, existe a necessidade de remover a bexiga e próstata nos homens ou a bexiga e útero nas mulheres, muitas vezes em bloco com o intestino, reto e canal anal. Nestas cirurgias mais extensas, podemos reconstruir a via urinária e intestinal conjuntamente para facilitar a readaptação corporal e promover o retorno à sua rotina de vida em condições plenas.
  • Cistectomia com derivação urinária continente.
  • - com Preservação da Próstata no homem.
  • - com preservação do útero e vagina na mulher.

Em casos de câncer que invade a camada muscular profunda da bexiga, poderá ser necessária sua remoção completa porque os tumores costumam ser multifocais. Nestas situações, é natural que as pessoas apresentem grande peocupação e evitem ou retardem o tratamento pois trata-se de cirurgia de grande porte e também porque poderá ocorrer mudanças significativas nas funções urinárias e sexuais. Contudo, ao retardar o tratamento ideal, poderá perder a chance de cura porque trata-se de uma doença muito agressiva. Nestes pacientes poderemos manter a função sexual e urinária nos homens através da preservação da próstata e nas mulheres preservando o útero e fundo da vagina. A realização de uma nova bexiga com o próprio intestino que poderá ser conectada a uretra, de maneira à pessoa voltar a urinar de forma fisiológica como sempre fez, mantendo plenamente sua qualidade de vida. Esta cirurgia pode ser realizada pela via aberta ou robótica.

• Ressecção de tumores pós quimioterapia em câncer de testículo.
  • Em determinadas situações há grandes massas tumorais que se mantém no abdômen após a quimioterapia, portanto esta cirurgia precisa ser realizada para total remoção destes tumores residuais, pois apresentam células malignas e também comprimem órgãos sadios. Estas cirurgias também exigem grande perícia e experiência ao tratar este tipo de doença porque o tumor está em contato com os grandes vasos sanguíneos (aorta e veia cava) e também com outros órgãos nobres como rins, fígado e pâncreas que precisam ser preservados. Em determinadas situações, também pode ocorrer compressão dos pulmões, sendo necessária abordagem do tórax no mesmo tempo cirúrgico. Outro aspecto importante nestes pacientes é poder preservar o plexo simpático autonômico cujas terminações nervosas são fundamentais para manter a ejaculação presente após a cirurgia.
  • Sarcomas retroperitoneais.
  • Cirurgia necessária para retirada de tumores sarcomatosos volumosos que se manifestam clinicamente ao comprimirem, deslocarem ou até apresentarem invasão tumoral de órgãos abdominais sadios. Nestes procedimentos de grande porte a experiência com estas cirurgias complexas proporciona ótimos resultados na cura da doença e também recuperação física completa e retorno a uma vida normal.
  • Fístulas da bexiga para o reto.
  • Esta é uma complicação que pode ocorrer após cirurgias da próstata com lesão do intestino ou após radioterapia pélvica, também poderá ocorrer devido ferimento por arma de fogo ou trauma corto-contuso perineal, um terrível problema causando perda de urina junto das fezes associado a infecções urinárias. Nestes casos, a cirurgia que também é conhecida como “York-Mason” é realizada pela via retal posterior causando mínima agressão física, rápida recuperação pós-operatória e sem sequelas. Esta cirurgia é muito complexa e exige maior experiência do cirurgião, sendo pouco difundida, contudo, com esta correção cirúrgica, os pacientes recuperam plenamente a auto-estima podendo retornar a vida normal.
  • Cirurgia de resgate após radioterapia da próstata ou bexiga.
  • Nestes casos em que a radioterapia falhou em controlar o câncer, a cirurgia é mais difícil porque apresenta maiores riscos de incontinência urinária, disfunção sexual e perfuração do intestino. Contudo, esta cirurgia pode ser realizada com sucesso, podendo-se obter a cura do câncer.
  • Ressecção linfonodal na recidiva ganglionar do câncer de próstata.
  • Esta cirurgia é necessária em casos específicos, que podem ocorrer tardiamente após a prostatectomia radical ou radioterapia pélvica.  Nestas situações, são detectados gânglios linfáticos alterados por células malignas que estão produzindo elevação do PSA, muitas vezes identificados através dos exames de imagem como a tomografia, ressonância magnética ou o PET CT com PSMA.